sábado, 26 de dezembro de 2009

Cabora Bassa
















Hoje acordei á hora do costume e a 1ª coisa que descobri foi que não tinha luz!!!
Ok, normal, logo chega....
Pois !!! mas a 2ª que descobri foi que não tinha gás para o cafézinho.....
Ouvi um estranho apito muita baixinho e estranho, fui seguindo o dito de ouvido e vinha do contador da electricidade.
Coisa estranha, este contador: Uma caixa de plastico preto, um mostrador digital com uma serie de zeros a piscar e um teclado numérico por baixo.
Achei estranho ver luz numas casitas aqui ao pé, peguei no célular e liguei para um colega meu daqui Moçambicano que me tem aturado e integrado nesta nova realidade:
-OI.... já tás acordado??? (se não estava ficou, mas não se desmanchou). Contei-lhe o que se passava e ele com um tom de voz entre o "condescendente com o maçarico" e o "este gajo deve ser burro , comé que chegou a engenheiro?", explicou-me:
-Tens que pegar no cartão multibanco, vais á caixa , dizes que é para comprar electricidade, pões a quantia , e sai-te o talão com um código; chegas ao contador , digitas o código, fazes enter e a bela da luzinha acende até gastares o que compras-te...................
Sem cá alugueres de contador, contagens do homem da EDP, sem taxas RUs, sem estimativas e bi-horairisses, cartas para cá, cartas para lá, dividas acumuladas á EDP, acertos de fim de ano...,.,. e aqui é que é o mato????
Aproveitei e perguntei~lhe, já agora, se sabia onde se podia comprar gás; Pois, já desconfiava, só em TETE, na bomba de gasolina tangerina da lusa GALP, depois de passar a malfadada ponte sobre o Zambeze e furar a fila dos camiões.
Como o que tem que ser tem muita força, bilha de gás no banco de trás e ala para Tete.
Passei a ponte, comprei o gás, aproveitei atestei o fórbaifór e....... e.... já que aqui tou deste lado, vou seguir o conselho familiar que foi me foi dado......vou até ao Songo, até porque é logo ali, cerca de 200 quilometrositos para noroeste. Se bem pensei, melhor o fiz, bora ao Songo !!!!
A estrada, á medida que avança pela planície árida que rodeia esta zona, começa a ficar mais sinuosa , a floresta mais verde e serrada e começam a aparecer as serras.
Bem....um espectaculo. Já fiz varias vezes o Atlas Marroquino. Isto em natureza bruta, em grandiosidade consegue, se não ser superior, pelo menos igualar o que sinto lá, mas bem mais virgem.
As tantas, já perto do Songo vislumbro uma picada á esquerda e uma placa ferrugenta onde me pareceu ler a palavra "cais". Travões a fundo, marcha á ré, e lá estava : cais da pedra , albufeira.
Cá para mim.... cais e albufeira na mesma placa só pode ser o lago da barragem de Cabora Bassa.
Pisca pra esquerda , tração ás fórweelles cá vamos nós. Cerca de meia hora depois, a estrada estava cortada por um rio de aluvião que a desfez e abriu ao meio. Carrinho parado, fui até á beira do rio, tirei uma foto, pró blog, e disse cá prós mês botões : vais ter que passar...se não conseguires e ficares atolado até aos makenzes, logo se vê o que se faz.
Ainda vou ter que telefonar ao amigo Paias para trazer o Discovery e uma corda,..,..,,.,.,. hehehehhe
O bicho nem pestanejou, atirou-se ao rio, esgravatou furiosamente e saiu do outro lado a abanar-se que nem um cão de agua Algarvio !!!!
Cerca de mais quase uma hora , a seguir a uns pedregulhos imponentes, lá estava a albufeira... coisa linda!!!!
Segui por fora de estrada , por umas picadas manhosas ao longo da margem e fui dar aos tais empreendimentos turísticos explorados pelos ZAs onde se dorme , come e se vai á pesca do peixe tigre de barco. São sítios manning simples, palhotas, mas com um ar muito agradável.
Aqui pensei outra vez no Paulo Paias: Aquele gajo havia de adorar isto......
Fui andando até ao paredão da barragem, e aí apanhei alcatrão e numa estrada sempre a subir e muito sinuosa fui dar ao Songo.
Procurei pelo restaurante do Sr.Teles, um Portuga que tem um restaurante no centro da terrinha , e comi muita bem : Sopa de legumes, peixinho fresquinho do rio grelhado, e , viva o luxo, até sobremesa: Comi algo que nunca tinha comido e lambi-me por mais: Maçanicas cozidas em calda de açúcar com vinho do porto e canela.
É assim, a modos que, uma versão afro de pêras bêbadas ...
Depois.... barriguinha cheia de boa comida e um dia bem passado...., depois foram os mesmos km para trás, fila da ponte, camiões confusão e gente por tudo que é sitio, as tinguabanas de sempre ao ataque dos camiões, e o meu belo contentor que estava quente que nem um forno (deve ter sido das saudades por ter ficado sozinho).

5 comentários:

  1. passear em África... Ainda se queixa...

    ResponderEliminar
  2. Eu, queixar-me? De quê? Eu só me queixo da falta de quem gosto, da minha familia e dos meus amigos, o resto que se lixe!!!!! Bêjus

    ResponderEliminar
  3. heheheh
    Podes crer que o meu magnifico Land havia de se fartar de escarafunchar ai na lama...
    Já agora, o combio dos duros também foi para mim um importante marco na adolescencia... aquele estilo de vida americano era de no pôr a sonhar...
    Cada vez gosto mais de ti... uma mudança radical no dia a dia e ja estás adaptado. Qualquer dia já não te lembras dos amigos... Vais te lixar, se ficares por ai uns tempos, vai ter que levar comigo ai uma semanita de férias. Arranjas uma palhota com AC para mim? É que que a merda da insulina não pode apanhar muito calor!!!
    Tou na Serra da Estrela... mas tens toda a razão... essa imensidão de campo deve ser brutal... ok... esquece lá a cena dos crocodilos...
    Grande abraço.
    Até criei uma conta especial só por tua causa...

    ResponderEliminar
  4. PAPAIAS E OS SEUS DESABAFOS MEDIKOS E SEMPRE NO KORTE E KOSTURA DAS KOISAS BOAS DA VIDA. ALGUMA VEZ FOSTE ADOLESXENTE ÓÓÓÓ ANIMAL.....Rrrrrrrrrrrr LÁ U GAJO. EXE EKE LEVA ESTILO DE VIDA........SERRA DA ESTRELA, PFFFFF E UM GAJO AKI A MORFAR NO MEMO SITIO 365 DIAS POR ANO, PA PUDER-MOS FUGIR DAKI TEM KE SE PENHORAR O CAO O GATO O PIRIKITO E SEI LA K MAIS. E KUANTO AI AO VELHO SE ESKEXER DA MALTA TÁ FOCKED K REXEBE POR CORREIO O ACHMED (THE DEAD TERRORIST) E BUMMMMMMMMMMMMM............YOU´RE DEAD..........................................................DE TANTO RIR. INFIDEL. YOU RACIST BASTARD. I´LL KILL YOU. AHAHAHAH. ABRAXO

    ResponderEliminar