quarta-feira, 10 de março de 2010

Recordações........


Fui este fim de semana passado a Maputo.
Fui dar uma volta pela cidade e aproveitei para ir visitar a casa da minha avó, casa que me traz recordações da minha infância e adolescencia.
A casa está diferente, alteraram-lhe alguns pormenores, e está a precisar de pintura.
O jardim que tinha a toda a volta, o carramachão, o cacto no fundo do quintal que dava umas flores nocturnas espectaculares, a anoneira, a árvore que era o meu mundo e o meu refugio de criança ao lado da garagem, tudo desapareceu.
Mas enquanto estive do outro lado do passeio a olhar para ela, a minha cabeça foi literalmente inundada de memorias de outros tempos, das brincadeiras, dos amigos de brincadeira, do Apun, da Irene, dos Laus, dos lanches da D.Olinda, dos papagaios e carros de rolamentos, do policia a correr atrás de nós rua a baixo por causa deles, nas futeboladas no terreno atrás do hangar dos machimbombos, etc, etc.
Recordações de anos mais tarde em que fizemos da casa uma republica de estudantes de Nampula no meu retorno á minha LM, do Jo Cruz, Canastro, Duarte, da Lai, do nascer da minha paixão assolapada e eterna pela Paula.
Lembrei-me da minha bisavó e da velha Maria Mainata, de quem me lembro muito velhinha e enrugada, sentada num banquinho á frente da porta da cozinha, de bengala na mão e olhando-me nas minhas brincadeiras com os olhos assombrados pelas cataratas.
A recordação da minha adorada Avó Lucinda foi tão forte que me deu a sensação de que se batesse á porta seria a cara sorridente e bem disposta dela que me apareceria.
Vi o meu Pai e a minha Mãe meninos e moços no jardim, do Miguel foi a figura trinca espinhas de calções e pernas de canivete que vi.
Não sei quanto tempo estive a olhar para ela, mas foi um momento mágico em que me esqueci de que já sou um marmanjão pró gasto, cinquentão , gordo e anafado.
Naqueles momentos passados ali fui o líder das brincadeiras do bairro, fui o tarzan da casa da árvore, fui o gajo que as encantava com a minha viola, ouvi o roncar da minha mota Gomes Freire a baixo, senti-me feliz .

12 comentários:

  1. Óh Tônho! Mas que melancolias são estas????? Não te esqueceste de ninguém mesmo. Tá descansado que também ninguém se esquece de ti...és verdadeiramente inesquecível!

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo,estou feliz por te ver feliz. É verdade do que dizes desse sítio aí, é magico,e muitas farras fizemos juntos. Podias ter fotografado a casa na esquina da frente, e veres se ainda lá está a tua zundap no quintal, que tanta vez usei mesmo sem saberes.Um grande abraço
    Carlos Leite e família

    ResponderEliminar
  3. Olá filho. Que bom teres ido à nossa casa. Adorei o teu comentário, tudo quanto escreveste calou bem fundo na minha alma por todas as razões e mais algumas!!!! É bom recordar tudo quanto tivemos de bom na nossa vida. Gostei! Ou antes, adorei. Sobretudo por sentir que és o meu Tózé do antigamente (sabes a que me refiro) Beijos, muitos.

    ResponderEliminar
  4. epá granda memória eu nem me lembro o que almocei ontem...hehe...os tempos foram outros.... agora tou é cheio de vontade de ir ai ter contigo pra me mostrares isso tudo mas é...a ver vamos...abração velhote.

    ResponderEliminar
  5. Olá tio!É a primeira vez que venho ao teu blog, adorei...É bom ver que recordas com saudade todo o teu tempo de infância e juventude!Continua a aproveitar tudo o que essa terra tem de bom para dar. beijinhos grandes. Xana

    ResponderEliminar
  6. Olá Tó Zé! Eu e o Luís adorámos o teu blog, e muito especialmente o teu sentido de humor!!!! Continua a dar notícias daí, que nós vamos seguindo aqui dos algarves. Um beijinho da Vi e um abraço do Luís.

    ResponderEliminar
  7. SNIF SNIF SNIF...........KUMOVENTE (100 PALAVRAS).............BOIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    ResponderEliminar
  8. É difícil voltar a um sitio que nos diz tanto...
    é como se de repente tudo passasse a ser a preto e branco e as pessoas passassem mesmo à nossa frente... mas não nos fosse possível interagir... por estarmos dentro de uma história que já foi escrita...
    são saudades boas...

    Morremos de saudades tuas....

    jokas

    ResponderEliminar
  9. Olá velho, desculpa te dizer isto mas tenho o coração apertado de ler as tuas letras, tenho sentido muito saudedes tuas.
    Um abraço
    Helder

    ResponderEliminar
  10. ATAO BOA PASCOA MIUDO, K MTS OVOS E AMENDOINHAS (NA FAXO PUTO DE IDEIA SE EXISTE TAL POR AI????)NEM FOLARES, MAS PRONTS FIKA A INTENXAO. ABRAXO.

    ResponderEliminar
  11. De vez em quando a vida faz com que nos cruzemos com pessoas que nos marcam.Tive a honra, o orgulho e o prazer de te conhecer e de poder dizer te que es realmente um AMIGO um grande abraço para ti Antonio---ass.João Medeiros

    ResponderEliminar
  12. TÃO Ó BOI, GASTASTE AS TECLAS DU PORTÁTIL, NUNKA MAIS ESKREVES NESTA PORRA. ABRAXINHOS

    ResponderEliminar